segunda-feira, 8 de julho de 2013

TICINO MOMENTOS SEMPRE BELOS!!!!

 
Olá meus queridos!!!! Hoje estou com um mundo de notícias para o meu diário e tudo devido a uma pequena saidinha aqui de Rapperswil para dar uma chegadinha na região ou seja um cantão chamado Ticino. Ai como eu amo aquele lugar não tenho nem por onde começar. Todos sabem do meu encantamento pela Itália e eis que essa região é conhecida por ser a parte italiana aqui da Suiça devido às suas fronteiras com o país. Eu ja passei por essa região diversas vezes a caminho da Itália e estive no ano passado para uma breve estadia em uma cidade chamada Torre, que eu já me apaixonei logo de cara, mas esse fim de semana passado teve um gostinho pra lá de especial. Além de conhecer três novas cidades fui para assistir ao concerto de uma das minhas bandas favoritas no mundo no festival Moon and Stars. Bom saímos aqui na sexta logo após o almoço para aproveitarmos bem a viagem e apreciarmos a paisagem. Optamos pelo caminho acima do famoso túnel Gottard, devido ao grande tráfego e para eu conhecer o caminho, pois nas outras viagens não tive a sorte de encontrá-lo aberto. Então fui ao encontro do Teufel (diabo) ao que reza a lenda foi a quem os camponeses pediram permissão para construir uma ponte há muitos anos atrás, e a obtiveram, mas não antes do Zebu exigir as almas dos primeiros que a cruzassem, mas que os homens com sua malévola, enviaram animais para passar pela ponte, sendo assim salvando as suas e sacrificando os pobrezinhos.. 
 
Eu com o tal diabo ao fundo.. Acima do túnel..
 
Então depois deste encontro seguimos nosso caminho por belas paisagens e por incrível que pareça ainda encontramos neve lá em cima.
 
 
 
 
Depois de apenas quatro horas incluindo algumas paradinhas, para fotos e Drinks, chegamos à cidade de Locarno onde acontece o famoso Festival Moon and Stars, e como ainda estava cedo fomos ao Lago Maggiori para um banho, mas ainda não criei coragem para uma água na temperatura de 20 graus Celsius.Heheheh..

Lindo não? e ainda tem mais... Depois de alguns momentos sentados e apreciando essa belezura, seguimos para o Festival e depois para o nosso Hotel em Brissago, onde terminamos a noite com uma memorável festinha com a turma...

 
 
 
No outro dia banho, café da manhã e rua.. Seguimos para um delicioso passeio na cidade de Ascona, mas não podíamos nos demorar pois era sábado o grande dia do Show.



Caiu a noite e o taxi veio buscar a galera para levar até ao festival. Quase não me seguro de tanta felicidade. Como no dia anterior, tudo mara, e a expectativa de ver o Die Toten Hosen, o único dos Shows que não se encontravam mais ingressos, e com muitas pessoas à procura. Precavidos chegamos com nossos ingressos comprados bem antes (heheheh)marcamos o ponto de encontro com a galera e entramos para a inesquécivel Piazza Grande Locarno. Dai em diante o resto é história.. Minha carinha de felicidade ja diz tudo..






Show perfeito, sonho realizado. Levei comigo minha bandeira do Brasil e fiz o máximo para ser notada pelos meus queridos ídolos.. Acho que consegui expressar o quanto essa brasileirinha aqui os ama.
Como tudo que é ótimo dura pouco, após duas horas de show, voltamos todos satisfeitos para o hotel. O domingo chegou, dia de retornar para casa, mas não sem antes uma passada pelo lago e despedir do maravilhoso fim de semana em um lugar pra lá de especial.

 




terça-feira, 18 de junho de 2013

EXÉRCITO TERRACOTA NO MUSEO DE BERN!!!!

Voltando aos tabalhos e contornando a minha impolgação sobre este momento no meu país, vou me concentrar para escrever sobre Bern.Todos ja sabem da minha paixão por aquele lugar e fim de semana passado lá estava eu novamente nesta adóravel cidade. Temos muita sorte, pois temos amigos que residem lá e sempre que vamos podemos curtir nossa estadia bem no centro da cidade antiga e  ao lado do Rio Aare. Não sei se ja citei aqui, mas Bern é um Patrimônio Cultural Mudial da UNESCO, graças ao seu estilo medieval e preservação ao longo dos anos. Então como eu disse voltei a cidade recentemente para a visita aos amigos e por ser uma bela oportunidade de visitar o Museu e a Exposição sobre o Imperador Qin da China, o Exército Terracota. As figuras foram encontradas em Xian, no ano de 1974, junto ao mausoléu do primeiro Imperador Qin Schihuang tendo sido enterradas ali por volta de 259-210 a.C, junto com seus tesouros. A tumba com aproximadamente 8.000 figuras de guerreiros e cavalos em tamanho natural, encontram-se ainda em periodo de escavações e claro protegidas para eviar possíveis danos, mas ainda assim aberta à visitações na China. Aí vocês devem estar se perguntando o que foi que eu vi, ja que estou aqui na Suiça. Bom foram tragos para o Museo de Bern seis figuras dentre elas a de um cavalo, e vários itens e objetos da época  juntos o Exército e inúmeras réplicas para se ter uma ídeia das figuras quando foram construídas já que elas eram pintadas para dar mais realismos às figuras e acredito que tenha sido um trabalho perfeito, pois é visível os mínimos detalhes nas feições das estátuas mesmo após milhares de anos de suas construções. Bom como eu havia previsto, fotos não eram permitidas e assim reparei em um outro detalhe característico aqui da Suiça, o imenso respeito, pois com somente uma Aviso e alguns poucos vigias nas salas, e apesar de muitos estarem com seus celulares eu não vi ninguém desrespeitar as ordens e tirar uma única fotinha, muito diferente de quando estive na Capela Sistina, no Vaticano e só se via os Flashs pipocando e a voz insistente dos guardas do :"No Picture, no Picture". Vou confessar envergonhada que tirei uma única fotinha bem de longe e sem Flash de um soldado e seu cavalo. É isso mesmo cometi uma infração e não me orgulho disso. Mas agora que está feito vou coloca-la aqui..
 
Está ai a prova do crime...


E tem mais algumas dos objetos...

 
Só pra dar um gostinho, pois um Museu tem que ser apreciado devidamente não é mesmo? Ao vivo e a cores. Bom eu amei, mas sou supeita pra falar porque sou louca pela história Asiática, e seus encantos e tudo mais... Espero que tenham gostado.. Até a próxima...
 
 
 
 
 
 
Estas são algumas fotos que se encontram no site. Para saber mais clique no link: http://www.qin.ch/de/ausstellung/ausstellung/ 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

UM POST PARA O FUTURO!!! O BRASIL ACORDOU!!

Estava eu ontem a me preparar para escrever o post sobre o fim de semana em Bern e a visita ao museu e eis que quando eu comecei a me atualizar na internet, uma coisa me chamou atenção e resolvi deixar para escrever sobre isso amanhã. Estou super feliz e pela primeira vez em muito tempo, tive orgulho em mostrar uma reportagem referente ao Brasil ao meu marido. Ha meses que estou aqui e sempre que me apresento como brasileira, têm aqueles que se  lembram de nosso país, nossas belezas, falam sobre as praias, Rio de Janeiro, a caipirinha (a qual parece uma obrigação para com os suiços, pois sempre tenho que preparar para eles em nossas reuniões) dentre outros assuntos comuns, e entre uma conversa e outra inevitável não surgir  a tão comentada Copa do mundo no próximo ano. Sempre deixei bem claro que na minha opinião, a Copa no Brasil é um palhaçada, quando se tem tantas outras prioridades no nosso país, e também nunca me esqueço de falar do nosso imenso problema de corrupção e a impunidade à esse ato quando se trata do nosso vergonhoso governo, da pobreza, quem dirá miséria, que o assola, a violência, o sistema de saúde e tudo mais. Tenho vergohna ? Sim, tenho, mas não consigo fazer parte de uma farsa, maquiar a verdade, e deixar que meus amigos se enganem com as propagandas deturpadas do "maravilhoso país do futebol", e como aqui eles têm uma boa educação, esclarecimentos, e claro bom senso, até o momento concordaram sobre minha posição  de não compartilhar da imundice que ronda  esses futuros eventos, quando nos falta o básico.. Mas ontem percebi que algo está acontecendo realmente, depois de tanto tempo, nossos cidadãos cansaram da porrada que somos obrigados a tomar todos os dias, da falta de dignidade ao nosso povo, ao abuso de poder dos nossos governantes, aos valores abusivos de tudo, enfim de sermos estrupados por esses bandidos vestidos de ternos, e decidiram sair às ruas para protestar pelos nossos direitos, dignidade, nosso futuro, nossos recursos roubados e vendidos sem o nosso consentimento, enfim acordaram e viram que juntos podem fazer muito para algo acontecer. A luta está sendo dolorosa, mas qual revolução é fácil? Espero que não se deixem abater, e que todos tenham solidariedade uns com os outros, que nunca se esqueçam do próposito dos protestos, que tenham sanidade e sabedoria para entar nesta batalha, a apesar de não estar presente no Brasil, farei o que estiver ao meu alcance para apoiar essas pessoas, que lutam por nós e pelo futuro de nossos filhos... Quero olhar pra este post no futuro, e lembrar desta esperança que está comigo agora, que nosso Brasil pode ser diferente, que um dia ele esteve mal nas mãos de seres cruéis, mas que a partir deste dia as coisas mudaram e quem sabe, nada é impossível, ele se assemelhe ao lugar, onde hoje tenho por um golpe de sorte a oportunidade de viver... Como eu disse nada é impossível. Vamos seguir com fé!!!

PRA FRENTE BRASIL!!!!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

E ASSIM SIGO PLANEJANDO ....


Olá pessoal!!Não é que depois de um pouco de indignação, hoje estou outra, quero dizer total relax.. Mas isso tem nome.. Férias.. Yuppi... Está bem que ainda faltam algumas semanas, mas tem coisa melhor que o planejamento que antecede a viagem? Estou na fase de colher informação sobre o lugar e especialmente porque vamos fazer uma parada em Dubai um país muçulmano, vamos participar de um tradicional casamento budista no Vietnã e realizar um tour pela exótica Camboja. Pensem na impolgação da pessoa aqui.. Às vezes fico aborrecida comigo mesma por deixar outras coisas me chatearem, quando na verdade eu tenho que estar feliz a agradecida por tantas oportunidades que tenho. Estou também ansiosíssima pois neste fim de semana iremos para um dos meus lugares preferidos aqui na Suiça: Bern e além de um aniversário super badalado, ainda vou visitar a exposição do Exército do Imperador Qin  da China(conhecido como Exército Terracota), que esta hospedada no Museu de Bern. Imagina que chance única, aqui tão ao meu alcance. As visitações são marcadas com antecedência e você tem apenas uma hora para apreciar os monumentos. Não sei se as fotos serão permitidas, mas se puder tirarei e postarei aqui no blog junto com um post exclusivo sobre o evento. Até mais lindezas..

 

terça-feira, 11 de junho de 2013

ME EXCLUIU?ONDE APERTO PARA AGRADECER?

Como se diz na minha terra: hoje esta com a avó atrás do toco.. kkkkkk.. Tenho reparado em algumas atitudes ultimamente que se eu começar a falar aqui vai dar páginas demais.. Sabe aquele dia que você se dá conta que ha pouquíssimas pessoas no mundo que realmente te aceitam como você realmete é? Pois é, tenho percebido (através das redes sociais) e claro fazendo análises também.  Sempre fui uma pessoa muito da paz (há quem dirá até mosca morta) já ouvi esta de alguns, mas agora de uns tempos pra cá resolvi expor mais a minha opinião, a qual eu muitas vezes guardo comigo mesma, principalmente quando não me diz respeito, e muito menos quando não é solicitada.. Porém, notei que quando comecei a comentar uma coisa ou outra sou julgada e principalmente por pessoas tão hipócritas, que confesso que ainda tenho no meu Facebook, porque apesar de ser raridade,  ainda assim  posta alguma coisa relevante. Agora que cansa, a garota chamando a atenção postando fotos e fotos ( a maioria iguais) querendo se passar por model, as correntes, os posts fanáticos sobre religião, a marcação em festas e eventos que nem passam em minha cabeça comparecer, as ostentações (essas são demais), fora muitas e muitas outras situações insuportáveis. Outro dia vi um post com uma foto de uma criança negra, dizendo que se você não compartilhasse você supostamente seria racista.. inacreditável!!! Mas enfim, acabei que vim fazer o desabafo aqui, no meu querido diário. Para alguns a realidade doi tanto que aos poucos vão deixando de falar com você, te acham o uóooooo, e muitos mesmo na verdade nem nunca gostaram e ficam naquela mesma de te manter como mero número em sua página de 2000 amigos.. hahaha... Não pude deixar de ser sarcástica nesta...oh me esqueci, mas não fui sarcástica falei a verdade.. hehehe.. E como rola muito essa frase na rede.. Me excluiu? onde aperto para agradecer...
 
 

sábado, 8 de junho de 2013

PASSEIO PELO LAGO DE ZÜRICH

Sábado de sol.... aluguei um caminhão.. brincadeira.. Hoje fiz uma coisa que estou tentando há muito tempo. Sair com a minha bicicleta super possante.. heheh.. Como disse uns dias atrás as chuvas não estavam dando trégua, mas essa semana tudo mudou... fomos abençoados com longos dias de sol e calor.. Meu companheiro deu pra trás e acabei indo sozinha para dar uma explorada pela minha área. Caraca, eu tenho muita sorte de morar em Rapperswill, dei uma volta ao redor da cidade e no retorno peguei o caminho ao lado do lago e não podia ter tido uma escolha mais acertada. O lugar estava tão cheio de vida, pessoas, turistas, alegria que não resisti e fiz uma parada para apreciar o lago, os barcos, as crianças. os patos, os cisnes, o castelo, enfim estava tudo acontecendo nesta parte da cidade. às vezes quando temos isso ali bem diante da gente todos os dias, deixamos de valorizar, (quer dizer nem todos) pois o Lago estava lotado.. Acredito que aqui na minha querida Schweiz, eles não possuem essa tratamento, pois basta dar uma esquentadinha, ta todo mundo pra fora, quanto menos vestido melhor (pra aproveitar o sol e tirar o amarelão), tomando suas bebidinhas e muitos tomando banho no famoso lago de Zürich, que pra mim é de tirar o chápeu, pois a água ainda está com apenas 14 graus, portanto pra mim sem Chance nenhuma de acontecer.. Estava até comentando com meu marido, pois uma vez fomos para um um termal aqui na Suiça e me empurraram em uma piscina que tinha a temperatura de  17 graus e eu pulei igual uma perereca louca até sair com meu corpo quase paralisado de tanto frio, minha amiga fala que nunca viu alguém pular tanto na vida.. Enfim, imaginem que a água deste lago está com 3 graus a menos.. loucura? não.. Esse povo é curtido do frio.. heheheh.. A sonsa aqui não queria carregar nada no passeio, então não tive como tirar foto, inclusive, nem tinha uma graninha comigo para tomar um sorvetinho sentadinha olhando pros patinhos.. Mas como eu disse sou privilegiada, voltarei sempre, pois este verão quero aproveitar muito, pois quando o inverno chega, aí é outra história... Prometo voltar com as fotinhas assim que der.. Bye, bye.
 
 


quinta-feira, 6 de junho de 2013

DA SÉRIE FÉRIAS: MORRO DE SÃO PAULO

Hoje levantei muito inspirada.. heheh.. Vai ver é o dia lindo que está fazendo, e eu inclusive ja aproveitei pra sair e tomar um pouco de sol... Aí falando do sol, me lembrei de um dos lugares onde eu mais apreciei o seu brilho: Morro de São Paulo/BA. Eu ja tive o previlégio de ir a esta ilha duas vezes, e numa dessas acompanhada do meu hoje maridinho.. Nada mais romântico não? Digo isso porque gente, que lugar maravilhoso, tranquilo, bem frequentado, com muita natureza e o principal exlusivo.. ta certo que o precinho é um tantinho salgado, mas vale cada centavo investido..  Morro é um conjunto de praias situadas na Ilha de Tinharé. no estado da Bahia. Ja ouvi falar de vários opções de caminho para se chegar mas nas duas vezes em que fui, optei pelo uso do Catamarã, que sai do Terminal Marítimo do Mercado Modelo em Salvador. Esse percurso até Morro dura em torno de três a quatro horas, portanto se você for do tipo que passa mal com a maresia, melhor optar pelo percurso aéreo, que se não me engano, sai direto do aeroporto de Salvador. Bom depois dessas horas, que para mim que sou super de boa em barcos, são o inicio perfeito, para começar a entrar no clima da ilha. Chegando lá você ja se depara com aquela beleza quase intocada, linda, selvagem e vamos seguindo ao encontro de mais e mais.. Dentro da ilha não possui transportes, portanto, prepara-se para andar e vai uma dica, se tiver muita bagagem, existem os carregadores oficiais, que a transportam em um carrinho de mão, geralmente são simpáticos e justos, mas você companheiro, vai seguir com suas perninhas mesmo, uma subidinha danada e depois o caminho na praia dependendo de qual  você vai se hospedar. Elas são quatro no total que possuem desde pousadas luxuosas, hotelzinhos super charmosos  até uma área de Camping... Bom aí depois de se instalar é so alegria.. Existem vários passeios às ilhas vizinhas, como Boipeba, passeios em alto mar para assistir aos golfinhos, esportes radicais, tiroleza, caminhadas na mata e o que eu mais gosto, praias quase desertas para simplesmente deitar e relaxar, ouvindo o mar e tomando um drink e se refrescar como se a ilha estivesse ali só pra você... Ah, e a noite não deixa a desejar viu.. Além disso tudo a ilha conta com restaurantes maravilhosos, bons vinhos e tudo mais, e alguns dias da semana acontece o luau na praia, onde tem as barracas de caipirinhas e roskas de todos os sabores possíveis e imaginários.. Resumindo melhor pra mim, lugar melhor não há.. e não sou só eu que o digo, meu marido, que ja viajou a lugares incríveis nesta vida, me disse que (até no momento) ele nunca viu uma praia tão perfeita. E eu concordo.. à propósito, no ano passado durante uma festinha que nos fomos aqui, eu estava sentada à mesa com em média 16 suiços, 13 ja foram à Morro, e foram só elogios rolando, traduzindo, o lugar tem ótima reputação, e os outros três disseram que com certeza vão conhecer também... E você está esperando o que?  Ai vão umas fotinhas para inspirar!!!
 
Olha só que linda!!!

Era assim que eu passava o dia: embaixo de uma sombra com a praia inteira pra mim!!!


 
Esta última mosta a entrada da ilha, mas vista de lado.. Da pra ver o Farol lá atrás. Eu perdi muitas fotos tiradas aí (quer dizer, não sei onde estão) rsrsr, mas com certeza irei voltar para fazer mais. Este lugar merece todas as fotos possíveis..
 



quarta-feira, 5 de junho de 2013

UM LUGAR AO SOL!!


Às vezes fico aqui pensando porque não comecei a escrever este blog a um ano atrás???? Digo isso porque existem tantas coisas com as quais nos deparamos aqui quando chegamos e com o passar dos dias elas tornam-se tão natural, que pensamos não serem tão relevantes por deixarem de ser novidade. Tenho vários exemplos como o transporte, a pontualidade, a limpeza, organização, a história de cada lugar, comida, religião, esporte dentre tantos outros que fui convivendo e aprendendo, e sinto não ter compartilhado todas as experências. Então esto eu aqui fazendo grande esforço diário tentando encontrar lá dentro da memória todas essas informações, mas confesso que com essa cabeça de vento que eu tenho está um pouco difícil. Mas espero que enquanto conto à respeito do day by day, eu consiga também ir me lembrando dos fatos ocorridos ao longo deste ano, pelo menos assim espero, hehehe.  Hoje parei e pensei que já nos encontramos no meio de mais um ano, e apesar de eu sempre tentar ser muito ativa, acredito que este foi o periodo mais ocioso em toda minha vida. É claro que quando eu decidi me casar eu estava completamente ciente das mudanças, e também sei que existe todo um período de adaptação, e como eu tive muitos começos em minha vida vim com a cara e a coragem para mais uma provação. Cheguei, me adaptei à vida a dois, a me deslocar sozinha (o que realizo com maestria), a comprar (o mais fácil de todos hehehe), a me virar mesmo, pois meu marido trabalha, portanto tenho que realizar muitas coisas por mim mesma  e ainda estou só no comecinho da minha interação com a língua. Vocês não devem estar entendo nada o porque desta conversa, mas o ponto que quero chegar é que, de alguns meses pra cá estou me sentindo mais segura, mais confortável e decidi que está na hora de encontrar uma colocação no mercado de trabalho. Um emprego aqui acreditem, é uma luta de se conseguir, mesmo porque em um país onde todos tem direito à educaÇão, qualificaÇão, e tem um profissiolismo invejavel, nós vindos de fora encontramos muitas dificuldades em conseguirmos nosso lugar ao sol. Não é impossível, mas é um caminho árduo, mas que estou disposta a enfrentar. O idioma é fundamental, e a principal razão de so agora eu ter iniciado este processo  e agora que estou prestes a completar uma no  alemão, sinto que ja posso ao menos tentar né? Ja comecei tomar as minhas providências, mas volto com um post sobre isso, pois eu não tinha nem idéia da burocracia, mas que com paciência será vencida.. Bye, bye..

terça-feira, 4 de junho de 2013

ENTRE O CÉU E A TERRA!!!

Boa Tarde!!! Bom nem sei por onde começar. Depois de exatamente um mês sem passar por aqui, hoje juntei minhas forças para voltar para o meu querido blog. Esse mês de maio fui do céu a terra digamos assim.. Tinha marcado uma viagem curta com meu marido, ela realizou-se, mas durante a viagem recebi a terrível notícia que minha vózinha havia falecido. Pois é, la foi eu mais uma vez lidar com essa dorzinha chata, mas necessária quando perdemos alguém tão importante pra nós. Quero dizer a pessoa linda que eu passei a infância, que sempre nos amparou, que não passava uma semana sem que a recebessemos  para o café da tarde em casa, e que aos principais domingos e feriados nos preparava as mais deliciosas comidinhas havia partido de nossas vidas. Chegou a hora dela, e ela se foi, deixando essa imensa saudade dentro de nós e também muitos e muitos exemplos e sabedoria. Agora quase um mês a sua morte, estou sentada aqui escrevendo, com lembranças e totalmente conformada, pois sei que ela cumpriu com dedicação e bondade sua jornada aqui neste louco mundo.. Enfim, voltamos e tivemos que ainda lidar com o frio que ainda fazia... Poxa esse inverno foi longo e ele não queria dar espaço para a primavera nos visitar e nos preparar para a estação mais aguardada aqui neste gélido país: o verão. Mas eis que essa semana (mais tarde do que o eventual) as chuvas cessaram e hoje mesmo estou aqui sentada escrevendo e contemplando o sol forte e brilhante pela janela. Apesar das poucas novidades e de ter passado alguns dias sem vontade nenhuma nessa vida, teve também um fato importantissímo para mim e meu maridinho. No último dia de maio, comemoramos nossa boda de papel. Que sensação gostosa, ha exatamente um ano estava tomando este passo em minha vida, e como é ótimo perceber que foi uma decisão acertada e que te faz extremamente feliz. Foi um ano excepcional ao lado da pessoa que quero passar tantos outros. Obrigada meu amor por dias maravilhosos.. E assim, depois do dia dele cheio e da minha aula, fomos à um restaurante maravilhoso aqui mesmo em Rapperswill, recebemos a visita da nossa grande amiga Jailma e pra terminar a noite bebemos muito champagne pra celebrar. Foi realmente muito especial. Vou deixar a dica o restaurante se chama " La Fuente", comidinha maravilhosa, bons vinhos e uns drinks delícias.. Recomendo. Bom, então é isso, na próxima volto com um post sobre a mini férias. haha.. Foi rápida, mas como sempre a Itália nunca deixa a desejar. Agora não vou mais sumir.. Beijinhos
Olha que prato apetitoso!!! Humm!!!

Filé de Pangasius com legumes e arroz  da casa.. Bom demais!!!

















quinta-feira, 2 de maio de 2013

HONESTIDADE ACIMA DE TUDO.

Gente como eu sempre digo que aqui o respeito existe e em suas mais variadas formas resolvi hoje dar um exemplo. Eu tinha me esquecido de um detalhe que me impressionou muito quando eu estive  aqui pela primeira vez, o fato da extrema confiança. Ontem eu e meu marido fomos convidados para um jantar de aniversário atrasado. Como eu ainda tinha dúvidas quanto ao presente da aniversariante e  já eram mais de 19:00 meu digníssimo me disse que não me preocupasse, pois no caminho encontrariamos flores para ela.. Dito e feito.. Eu tinha me esquecido desta facilidade por aqui. No caminho para o jantar, avistamos vários buques exuberantes e pasmem, ninguém para vende-los.. Isso mesmo. É comum aqui na Suiça diversos produtos serem expostos, apenas com um pequeno caixa ao lado, detalhe sem nenhuma câmera de segurança, no qual vc escolhe o seu produto e deposita o dinheiro na caixinha. Para mim isso é uma forma máxima de respeito e honestidade que é difícil encontar eu acredito em muitos lugares no mundo.. Ninguem rouba. Inclusive neste lugar que compramos as tais flores o vendedor anuncia uma conta de banco para caso vôce não possua o dinheiro na hora, deposite depois, e como isso é uma situação exercida segundo meu marido desde sempre, acredito que não há prejuízos. E não para por aí, eu por exemplo ja comprei leite, ovos, batatas, abóboras (essas eu não comprei, mas ja vi muito por ai) e assim vai. Legal não? Para comprovar meu depoimento vai aí uma fotinha.. Boa noite pessoal..



terça-feira, 30 de abril de 2013

DA SÉRIE FÉRIAS: ÍTALIA

Boa tarde!!! Acredito que muitos sabem as facilidades que nós temos para viajar aqui na Europa... Existem várias opções de transporte, preços acessíveis, e o melhor de todos, muitos países a serem explorados e no meu caso a facilidade de estar na Suiça  cuja localização é no centro dos mais visitados. Como estou preparando no momento uma viagem de férias à Ásia, mas esta será assunto para posts futuros, pois confiem ainda virá muita história pela frente, resolvi fazer uma série sobre estas aventuras. Voltando aqui para o continente europeu, vou começar por um dos nossos destinos prediletos, digo meu e do meu marido: a Ítalia... Meu esposo tem uma história de amor com este país e depois da minha visita acabei me envolvendo neste agora triângulo amoroso, heheheh. Bom pra mim este era um sonho antigo, e ao realiza-lo não fiquei nem de longe desapontada. Na verdade era tudo e muito mais do que eu esperava. Tenho fascínio por história, eras e tudo mais, e que melhor lugar para apreciar isso do que Roma. Fiquei estarrecida no Coliseu, impressionada com os vários monumentos pela cidade, as igrejas, praças, museos, e também toda a vida que envolve a cidade. É um verdadeiro frenesi.. Ficamos apenas três dias por lá, vi tudo o que gostaria ,mas pra quem aprecia cultura, não perderá tempo, ficando por mais dois ou três. Definitivamente há muito o que se ver por lá. Durante a jornada ainda passamos por Milão, que eu também adorei. A cidade tem um ar de sofisticação (mais os habitantes rsrsrs), e sem falar na Catedral que sem dúvida foi a mais bonita que ja vi na vida. E por último, mas não menos importante Sanremo, com seu charme, que me encantou, vai ficar na mémoria sempre. Visitamos também Livorno, mas confesso que a cidade não mexeu comigo, nem tudo poderia ser perfeito não é mesmo? Fica a dica: quem tiver oportunidade de conhecer a Ítalia não deixe de faze-lo, garanto a vocês que não haverá arrependimentos. Espero que tenham gostado.. Até mais..



Eu no Coliseu.
Eu no Coliseu.. Lindo!!!!

Esta é em Milão: Duomo de Milano

Basílica de São Pedro: Vaticano

Sanremo

sábado, 27 de abril de 2013

ACESSIBILIDADE NA SUIÇA


Olá pessoal.. Depois de alguns dias eis que estou de volta. Andei um pouco digamos descuidada com o blog, mas isso tem um motivo: a volta ao curso depois de uma das férias anuais que temos aqui na Suiça. Bom em um desses dias livres passei o dia com minha amiga em Zürich,e enquanto caminhavamos pela rua, reparamos em uma mesma coisa e consequentemente comentamos a respeito e  então estou aqui hoje escrevendo este post. Uma das coisas que mais me admira aqui sem dúvida é o respeito para com todos, e isso muito diferente em meu próprio país, está diretamente  ligado a acessibilidade para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. É realmente  sensacional!! Vou citar alguns exemplos, que para nós no dia a dia ficam imperceptíveis mas para quem os utiliza são digamos vitais. Vou começar pelos ônibus e trens, inclusive os que nos levam ao alto dos famosos alpes serem sem excessões adaptados para cadeirantes e com um aviso de voz em todas as paradas (nos casos dos ônibus e trens) para a autonomia dos deficientes visuais. E por falar neles, o sistema vibrátorio nas travessias, colocados em hastes onde basta eles colocarem a mão e assim que vibrar eles saberem que o sinal esta aberto para eles, e inclusive a rampa com o relevo diferenciado para se certificarem quando estão diante de uma. Há também as notas que possuem  simbolos em  relevo consistente para que possam identificar o valor delas (o Brasil tbm possui um sistema assim, mas eu li que este relevo se desgasta e perde a utilidade para qual foi destinada) e uma importante não só aos deficientes, como  as rampas de acesso que acredito facilitam muito a vida das mamães que como muito se vê aqui usam e abusam dos carrinhos para bebês. Ah e não posso deixar de citar que toda e qualquer construção aqui devem por lei permitir a acessibilidade e conforto de todos, sendo barradas as contruções que não estiverem dentro das normas, então nem preciso decreve-las nos estabelecimentos e orgãos públicos. Para mim particularmente esta é uma enorme expressão de respeito que este país possui com seus cidadãos dentre tantas outras que pretendo compartilhar com vocês em breve. Eu não consegui uma foto bacana do tal semáforo vibratório, mas espero que possa ter conseguido me expressar de modo que vocês entendam.. Fiquei devendo.. Até a próxima.



terça-feira, 16 de abril de 2013

DOMINGO NO PARQUE

Bom dia!!! Manhã maravilhosa e sol brilhando!!! Gente como o sol muda a gente. Só adquiri essa noção agora, pois passar tanto tempo sem presencia-lo é definitivamente uma tortura. Nunca fui fã de tomar sol, bronzear-me, mas confesso que não dispensava uma piscina e uma praia aos domingos depois de uma boa caminhada com minha amiga Jai (cara como nos curtiamos isso e agora estamos as duas aqui só nas recordações hehehe), mas hoje dou um valor ainda maior à estes momentos que tivemos no Brasil. Isso porque pra quem vem de um país tropical, nascida em Minas, moradora de Salvador durante um breve período, o inverno daqui acaba lascando com a gente. Mas como sempre digo "tudo é passageiro", me parece que o frio nos deixou de vez (pelo menos até outubro) para curtirmos nosso amigo sol, e aproveitar as maravilhas que a Suiça nos proporciona durante a primavera/verão. É muito engraçado, quando o dia se abre, todo mundo ja se anima, e resolve deixar o abrigo (nossas casas)em busca de um lugar ao sol, literalmente... Foi o que aconteceu esse fim de semana, e sem cogitar a idéia de perder a oportunidade, fomos fazer um dos programa mais tradicionais em um domingo de sol e calor. Reunimos uma galerinha, aliás fomos convidados por uma, seguimos com nossa bolsa térmica, a manta, muita salsichas e outras coisinhas mais, e nos sentamos para um churrasco, em um dos inúmeros parques e locais, devidamente preparados para esse tipo de atividade, contando com a churrasqueira, bancos, cestos de lixo e em certos lugares como foi o nosso caso, uma vista impressionante do lago de Zürich. Quando cheguei lá pensei: " O que mais eu quero da vida?". Apesar do glamour e programas de luxo que rondam a história por aqui, fiquei pensando o quão simples e divertido foi aquela tarde. Crianças brincando, nós todos conversando e aproveitando a beleza do lugar, o cachorro do nosso amigo sedento por algumas salsichas, uma breve caminhada pela floresta adjacente com o meu querido, muitas risadas e com direito a um show de aeromodelos (ouvi dizer que o rapaz que estava lá treinando é o campeão aqui da Suiça na atividade)e muitas cenas de amor e romantismo que não podem faltar né? Sem sombra de dúvida foi um dia mémoravel e ainda mais que meu marido voltou parecendo uma pimenta e fiz questão de tirar uma foto de recordação. Bom esse pessoal sabe com certeza aproveitar um dia convidativo como este e os outros que estão por vir. Aqui seguem algumas fotos do nosso passeio... Espero que se inspirem e aproveitem sempre que possível!
 

 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

CHEGOU, CHEGOU!!!!

Eh!!! Comecei o dia feliz!!! Finalmente consegui fazer meu novo passaporte (isso porque ontem fui perseverante e madruguei na tal fila do Consulado) e porque parece que mesmo um pouco atrasada a primavera chegou. Apesar de ontem termos chuva e um friozinho razoável, hoje o sol apareceu e até sai na varanda (sem blusa de frio) para aproveitar um pouco... Bjo pessoal... Hoje estou com um pouco de preguicinha e ansiosa, pois começarei o processo de organização das nossas férias..Ihupii!!!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

WELCHE SPRACHE SPRECHEN SIE?

 
Olá pessoal!!! Ja estava com saudade de escrever esses milhares de pensamentos que rondam essa minha cabecinha, mas devido à uma obra aqui em casa ficou completamente inviável estes dias, mas como tudo na vida passa, e nos casos de serviços de mão de obra aqui passam mais rápido ainda, ja voltei a minha rotina. Bom, vamos lá... Estava em dúvida ao que abordar essa semana aqui no blog, pois quero muito falar sobre a primavera e a imensa alegria que ela traz consigo, mas apesar de já estarmos nesta estação, parece que ela ainda não deu as caras por aqui, portanto só nos resta aguardar... Vou falar hoje sobre a questão do idioma, aliás idiomas que falamos aqui na Suiça, pois essa é uma pergunta que me fazem muito, principalmente amigos e familiares. A Suiça possui quatro línguas oficiais: o alemão, devido aos nossos vizinhos Alemanha, Liechtenstein e Austria; o italiano, o francês e o romanche, sendo este último uma minoria na questão de fala, já que apenas 0,5 por cento da população o utilize como lingua materna. Eu resido na parte que tem como oficial o alemão, o idioma mais falado até então na Suiça, mas o que não me da boas vantagens pois esta é a lingua oficial, mas a usada é o famoso e complicado suiço alemão...isso mesmo, apesar de ter como base o alemão, este dialeto é o falado por todos os habitantes aqui da parte alemã, e apesar de muita gente achar que não, vcs nem conseguem imaginar o quão diferente eles são. Claro que todos eles falam o chamado " Hochdeutsch", pois esse sim é o ensinado nas escolas, o que se utiliza em empresas, mas que muitos suiços não gostam muito de usar conosco que aprendemos no curso o oficial e não o dialeto que lhes são ensinados pelos pais desde a infancia. Portanto ai vai a questão, hehehe.. assim que terminar o meu curso de alemão vou correndo me matricular em um que me ensine o suiço-alemão, seria na verdade mais um grupo de aprendizado, pois pelo que me lembro meu marido disse que não tem regras na escrita para este dialeto, e que só eles o sabem faze-lo (metido ele não??? kkk), e espero também aprender por convivência, apesar da lingua oficialmente falada no território da minha casa seja o inglês (é uma vergona isso, mas é a verdade). A imagem acima é do meu primeiro livro do curso de alemão, eu particulamente o acho ótimo, super didático,de simples interpretação e que tem feito a diferença na minha vida. Mas nada seria possível sem a minha querida professora Frau Meli, uma alemã rígida e ao mesmo tempo tão doce, que para mim é a peça principal nesta minha nova aventura linguística, e quero deixar uma dica pra quem quer se aventurar tbm.. Se puder faça um curso de inglês antes,vcs não tem idéia a vantagem que isso nos dá visto que o alemão tem 30 por cento do vacabulário inglês. Valeu galera.. até mais!!!
 


quarta-feira, 27 de março de 2013

UM PEDAÇO DE BRASIL...

Bom dia galera!!! Como eu havia dito no começo da semana, estava animada e cheio de planos, heheh. Agora vou contar como a idéia da semana produtiva, acabou com dois do meus planos frustados e uma certeza... Bom na segunda eu fui à minha primeira consulta médica aqui na Suiça, e como eu ja desconfiava, não poderia ter sido melhor. Aqui os planos de saúde são obrigatórios, o que resulta numa praticidade e agilidade que nos impressionam quando o assunto é saúde e qualidade de vida. Primeiro quando cheguei ao consultório me bateu aquela nostalgia dos tempos em que trabalhava nesta área, e fiquei boquiaberta com a amabilidade e profissionalismo da secretária, que assim que eu entrei na clínica, me encaminhou para uma sala de estar super agradável e assim que eu havia terminado de preencher os meus dados, me levou para fazer alguns exames preliminares como um rápido teste no sangue e na urina, além de verificar peso e pressão. Isso deve ter levado no máximo 5 minutos e então voltei a sala de espera e o médico veio, se apresentou e então me convidou a entrar na sua sala. O profissional médico não tenho nem palavras para descrever, super atencioso, me perguntou em qual lingua eu gostaria de realizar a consulta, tendo ele ja percebido que eu era estrangeira e ali com ele em questão de 20 minutos, ja havia sido examinada, inclusive com um rápido ultrasson. Fiquei me lembrando dessas rotinas quando vamos ao Brasil, que ja é difícil conseguir vagas, vc anda igual uma barata tonta para realizar seus exames básicos e ainda em alguns casos precisa suportar estrelismo dos médicos. Resumindo a consulta foi melhor ainda do que pensei. Já na minha outra tarefa de ir ao Consulado Brasileiro em Zürich acabou sem o sucesso da primeira experiência. Além de ter que sair de casa com umas 2 horas de antecedência à abertura do consulado (pois quando chegamos lá já ha uma fila enorme)descobri que as senhas distribuídas para passaporte são limitadas e conforme eu mesma comprovei, cada dia é o número que eles estão dispostos a dar, sendo que eu deveria passar primeiro pela sessão eleitoral, pois ele simplismente disse que tinha que passar, e quando voltei para tentar a senha para o passaporte, o motivo do qual eu estar ali, ja tinham se esgotado, e me falou isto com um jeito muito peculiar (pra não dizer mal educado). Resumindo saí dali sem meu passaporte, escutei que semana passada até a polícia esteve lá devido à confusões, e o pior, que não temos a quem recorrer, pois ali estão as autoridades que deveriam estar nos assegurando direitos aqui na Suiça, mas na cabeça deles estão ali nos fazendo um favor e "ai" se reclamarmos do tratamento que nos são dispensados. Enfim, tive aquela sensação que eu odeio admitir, mas que ali é um pedaço podre de Brasil, aqui na Suiça, uma total falta de respeito com o cidadão brasileiro que necessita do suporte deles, e como é um território brasileiro apresenta as mesmas velhas deficiências que enfrentamos no nosso cotidiano peregrinando pelos orgãos públicos no Brasil. Espero que eu tenha mais sorte da próxima, já que na semana que vem estarei retornando lá para tentar mais uma vez. Bom quanto à minha corrida no lago, não preciso nem dizer que ela não aconteceu e acho improvável, ja que a neve e o frio não estão dando trégua, mesmo hoje que é o início da primavera e ainda não vejo nem uma pontinha sequer que teremos uma esquentadinha para o fim de semana. Éh infelizmente acredito que teremos uma Páscoa com neve, e sem a possibilidade de presenciar as crianças procurando ovos pelos jardins. Bjo a até a póxima queridos..

domingo, 24 de março de 2013

DOMINGO... DOLCE FAR NIENTE..

Boa tarde pessoal!!!! Hoje domingão e como eu queria que fosse de sol e calor, mas ainda vamos entrar na primavera, então aqui estou eu em um dia nublado e sem graça, sem um pingo de vontade de colocar a carinha no frio e no vento, que ainda insistem em aparecer à exatamente três dias do inicio da estação das flores. Mas tudo bem, como sou muito tranquilinha e amo o " Dolce far niente" de domingo (aquele mesmo velho esquema cama, sofá, cozinha)vou traçar o meu plano para essa semana... Eis que a primeira será ir ao médico, fazer uma consultinha básica (depois conto como foi minha impressão do sistema de saúde daqui), a segunda será voltar a correr (ou caminhar ja está de bom tamanho) pois comprei um tênis "mara" especialmente para isso e assim não tenho mais desculpas para não o fazer heheheh, e terceira irei ao Consulado Brasileiro na Suiça para enfim depois de meses protelando, mudar o nome no meu passaporte. Viram??.. Tenho várias novas experiêncais para esta semana, e todas serão uma nova descoberta ja que será a primeira vez que realizo cada uma delas aqui na Suiça. Ihuuu.. Adoro quando começo a semana cheia de planos..kkkk... vou ficando por aqui, pois além da rotina do "Dormingo" quero aproveitar e dar uma treinadinha no alemão, do qual ando meio relapsa nos últimos dias.. Até mais galera!

quarta-feira, 20 de março de 2013

MUITOS PÓS E DOIS CONTRAS..

Oi pessoal!!! Como vcs estão? Bom eu continuo aqui com minha rotinazinha leve (por enquanto), mas mesmo assim às vezes falta um tempinho para dar uma passadinha por aqui.. rsrsrs...mas enfim hoje vim escrever. De manhã estava conversando com minha irmã, e questionei o que ela havia achado do blog,se tinha gostado, etc e tal, e como sempre sei que dali vem coisa boa,eis que recebi uma sugestão. Ela me disse:- Até agora vc escreveu sobre coisas boas (ou seja os prós), porque vc não escreve alguma dificuldade (ou seja um contra) depois que vc foi morar ai? Eu achei brilhante isso, e daí coloquei a cabecinha pra funcionar e..... Vou contar uma verdade, eu Déborah, desde que vim morar na Europa encontrei até agora somente dois " contras" e vou lhes contar... Um vcs ja devem imaginar, que é o frio e o longo período de inverno (nada que me assuste muito, pois quem conhece Divinópolis, aquela cidade que amo no interior de Minas Gerais sabe que os invernos por lá podem doer na alma)e a outra é baseada nas características culturais mesmo, principalmente em relação ao tempo que dispensamos à nossa família (digo os parentes) e aos nossos amigos no Brasil. Definitivamente este é o "contra" que mais me inquieta. Nós brasileiros, sem sombra de dúvidas, temos esse apego pelas pessoas que amamos e às vezes invadimos o espaço do outro, claro com a concordância do mesmo, sem dor na consiência. Vou explicar melhor. Quem nunca foi na casa de um amigo sem avisar? Quem nunca vai à casa da mãe, da vó, da tia, bem na hora do almoço só pra "filar" aquela comidinha? Quem nunca se encontrou com um amigo no supermercado e no exato momento o chamou pra tomar uma gelada na sua casa ou ir à um barzinho mais próximo para bater uma papo? Pois é disso que estou falando.. Aqui não existe isso não. Isto tudo que citei anteriormente é marcado, agendado, confirmado como manda o figurino. Outro dia meu marido me contou que até os enterros aqui geralmente são após uma semana à morte, para dar tempo das pessoas se organizarem e arrumar um tempinho na agenda para comparecer às cerimônias, isso devido às longas horas de trabalho e compromissos que todos aqui (como excelentes profissionais e cidadãos) cumprem com primor. Sinceramente este fato não me aborrece mais, pelo contrário, eu me adaptei e gostei deste sistema, e um dos motivos é que nunca somos pegos desprevinidos. Eu como capricorniana tenho um certo fascínio pela organização e pontualidade, mas por outro lado como uma boa brasileira sinto falta de me encontrar mais e casualmente com as pessoas com quem eu gosto de estar. Sinto falta de visitar sem avisar, de "esbarrar" com algum amigo na rua e dali partir para uma baladinha, de receber de surpresa alguém querido na hora do café da tarde, enfim, esses momentos inesperados e gratificantes que eram tão normal no meu antigo cotidiano. Não que eu os tenha deixado de fazer, mas agora como vivo em um país modelo, faço como manda a etiqueta, com hora marcada e dependendo da disponibilidade da pessoa... Quem diria heim Deby???kkkkk.como diria o He-Man. "Até a próxima pessoal".

sexta-feira, 15 de março de 2013

CULINÁRIA DO BEM OU DO MAL???

Oi galera.. Dei uma sumida esses dias, mas tenho justificativa... Minha grande amiga chegou aqui na Suiça e então fomos colocar muito papo em dia, e foi justamente em uma dessa conversas, depois de ela reparar nos quilinho a mais adquiridos por essa pessoa que vos fala decidi escrever sobre. Gente euzinha aqui durante toda minha humilde vidinha, fui uma mortal que tinha, na minha opinião, um dos maiores privilégios deste mundo, "comer sem engordar", eu que ja fui possuidora de vários apelidos tais como magrela, osso puro, seca do nordeste, dentre tantos outros, estou no momento travando uma luta contra a balança.. Ehh.. pode demorar, mas este dia sempre chega, e para todas.. Não quero fazer apologia para a ditadura da magreza, mas confesso q era uma delicia comer como se não houvesse amanhã, sem sentir culpa e depois entrar no seu jeans preferido sem qualquer sacrifício (nunca me imaginei sequer pronunciando esta frase), achava isso tão clichê, mas enfim agora sei o que alguma amigas ja me diziam à muito tempo. Bom, intrigada como toda mulher que se preze resolvi botar a culpa no casamento, para não colocar a culpa nas tentações deliciosas que eu passei a consumir aqui na Suiça. Inclusive falei com minha amiga que isto devia estar incluido em todos contratos de casamentos pois é praticamente impossivel isso não acontecer, aliás conheço pessoas que só no caso de passsarem a morar juntas ja começam a compartilhar alguns quilinhos extras. Colhendo algumas informações, não sei se li ou se alguém fez esta análise junto comigo, enxerguei a triste realidade que quando estamos casados, definitivamente comemos mais, temos mais número de refeições, sempre regados à um bom vinhozinho para dar aquele climinha romantico (no meu caso é diferente, porque meu marido ama vinho mesmo)enfim, porque queremos compartilhar de bons momentos com nossos parceiros e nada mais justo do que fazer isso comendo hehehe... e tem mais, a comida suiça poderia até tentar, mas ela está longe de ser ligth, e por causa disto mesmo ela é tão saborosa..Hum.. ja estou aqui pensando no Fondue de queijo, no Cordonbleu, no Raclete (amo),no Rosti, e por ai vai.. Mas como não esperar quilos extras com uma culinária toda baseada em pão, queijos e chocolates,e para completar, eu ainda adquiri um hábito que sei é exatamente o que está me levando ao fundo do poço (em todas as dietas que eu vi, esses itens definitivamente não estavam incluídos)... não tomo mais café da manhã, sem ter bastante pão (pelo menos dois tipos por dia) com bastante manteiga e geléia, que vc encontra em todos os sabores possiveis e imaginários,e um copo gigante de leite com um achocolatado delicioso muito apreciado (meu sobrinho que o diga) mas que a partir de hoje vou pesquisar a quantidade de açúcar e calorias, porque definitivamente não quero ser privada deste prazer, mas também quero voltar a entrar nas minhas calças sem precisar deitar na cama.. . Acho q muitos vão se identificar heim???

segunda-feira, 11 de março de 2013

A CIDADE DE RAPPERSWIL

 
Boa tarde pessoal, Esta é uma das imagens que tenho o prazer de apreciar sempre e na verdade nunca me cansa.. Estou apresentando à vcs a cidade de Rapperswil, localizada no cantão St. Gallen. Foi aqui que meu esposo escolheu para viver ha mais de 10 anos e eu a acolhi como minha cidade querida também. Rapperswil é mais conhecida por três excelentes particularidades: primeiro aqui se encontra o famoso Kinderzoo, um ótimo lugar para passear com as crinças e nós adultos tbm (porque eu particularmente amo tudo relacionado aos animais)e com certeza é diversão garantida para a família. A cidade também é conhecida como "Cidade das Rosas", devido aos três jardins aqui localizados, com o cultivo exclusivo e único de vários tipos da flor, inclusive com exposições e sempre aberto ao público para visitação,sendo ponto obrigatório dos turistas nos meses quentes de verão entre junho e outubro. E por último a maravilhosa cidade velha em estilo medieval (como tantas outras cidades aqui), super charmosa, com um imponente castelo ao seu topo e contemplada pelo lago de Zürich, onde inclusive podemos realizar um lindo passeio, vindo de barco e aportar para aproveitar os diversos bares e restaurantes à beira do lago.. Ha.. não posso deixar de citar também o Castelo de Rapperswil construído no século 12 pelo conde Rudolf de Rapperswil,que abriga hoje o Museu Polonês, também aberto para visitação. Bom, isto é um pouquinho diante de todo o potencial desta cidade. Alem destes passeios,é sempre de bom grado passear e sentar-se a beira do lago, e apreciar a vista indescritível do alto do Castelo, e mais incontáveis prazeres que me fazem gostar ainda mais daqui.Definitivamente aqui é o meu lugar. Bjos galera..

quarta-feira, 6 de março de 2013

UM PAÍS MULTI...

Bom dia!! Sou dessas gosta de escrever sobre tudo viu gente??rsrsrsr.. Sério é porque acho que tudo o que acontece ao nosso redor,podemos tirar algumas observacões. Hoje por exemplo, ja tive uma visita, aliás ele veio nos prestar um trabalho, mas para mim acabou virando visita..kkk. Precisávamos trocar as torneiras da cozinha e do banheiro e eis que me apareceu aki um senhor muito simpático e conversador (igual a mim mesmo)e depois de alguns momentos enquanto ele realizava o seu trabalho lhe ofereci um café.Ele ja logo percebeu que eu não era daqui, e me perguntou de onde vinha. Quando lhe disse que era do Brasil ele ja veio logo dizendo. -Ah!! Então entende italiano!!!!. Ele vem da região de Nápolis, e ja mora aqui a 40 anos.Resolvi escrever, pois percebo quantos italianos vivem aqui. E eu particularmente adoro, porque gosto muito deste pessoal, na minha classe mesmo de alemão temos 4. Eu acho essa particularidade aqui da Suiça o máximo. Tantas pessoas, de tantos países, de tantas culturas, e assim me sinto mais confortada, por ser também estrangeira e saber como é árdua essa tarefa de recomeçar a vida em um pais que não é o seu. Acabamos nos solidarizando uns com os outros. Outro dia mesmo recebi um convinte da minha vizinha para um chá e chegando lá.. adivinhem.. eram todas senhoras estrangeiras que vivem aqui a muito tempo, e acho que me adotaram como causa, devido a eu estar sempre como uma gata assustada aqui pelas redondezas do prédio..kkkk. Foi uma tarde especial e voltei de la muito mais confiante e pensando que daki a algum tempo estarei támbem integrada em relacão ao meu novo lar em terras estranhas (mentira.. ja não me parecem tão estranhas).Hoje após um ano, ja me sinto bem mais confortável e acredito que é por causa desses, eu gosto de chama-los de enviados, pois sempre quando estamos naquela fase de um apertozinho na alma, eis que nos aparecem e nos levantam, apenas contando uma experiência ou uma parte de suas histórias. Acabo percebendo o quanto somos acolhidos seja pelos próprios suiços ou mesmo pelos tantos imigrantes que aqui residem.. Isso é maravilhoso não? Bom vou ficando por aqui. Até breve!!

terça-feira, 5 de março de 2013

MAIS DO QUE CHOCOLATES E QUEIJOS


Bom, após a minha apresentacão, nada mais justo do que apresentar o lugar onde se inicia esta nova aventura. Este país é muito mais do que chocolates e queijos. Na verdade ele é repleto de histórias, belas paisagens (na verdade estupendas), cultura e muito mais, enfim, espero poder apresentar tudo isto ao longo dos posts. Esta imagem é de uma das minhas cidades favoritas por aqui.. Infelizmente não resido nela, mas tenho bastante oportunidades de visitá-la e sempre que posso estou indo para lá para casa de bons amigos.Estou falando de Bern, que além de ser uma cidade maravilhosa de se apreciar, abriga dois lindos ursos (simbolos da cidade) para visitacão, tem além de tudo a Kornhauskeller, um adorável restaurante e bar para apreciar bons drinks, e a famosa universidade de Bern, muito respeitada e apreciada.Pretendo colocar depois algumas das minhas fotos, das várias visitas que fiz à ciadade..Até a próxima pessoal..

segunda-feira, 4 de março de 2013

QUEM SOU EU???

Olá pessoal, Eu me chamo Déborah e desejo usar este blog para descrever um pouco sobre uma nova fase minha q começou a exatamente 1 ano atrás.. Então, a questão é que me casei, e vim viver em um país com a realidade muito diferente ao meu.Sou de Minas Gerais, da cidade de Divinópolis e tenho 28 anos. No momento estou residindo na Suiça, descobrindo sobre o velho continente, e deixando um pouco de mim também com aqueles que estão fazendo parte desta minha jornada. Pretendo não falar apenas deste adoravél país, mas dos sabores e desabores do casamento, integração, adaptação, medos, frustações e mostrar um pouco desta pessoa um tanto curiosa e observadora que vos fala..um bjo para vcs e espero que gostem...