terça-feira, 30 de abril de 2013

DA SÉRIE FÉRIAS: ÍTALIA

Boa tarde!!! Acredito que muitos sabem as facilidades que nós temos para viajar aqui na Europa... Existem várias opções de transporte, preços acessíveis, e o melhor de todos, muitos países a serem explorados e no meu caso a facilidade de estar na Suiça  cuja localização é no centro dos mais visitados. Como estou preparando no momento uma viagem de férias à Ásia, mas esta será assunto para posts futuros, pois confiem ainda virá muita história pela frente, resolvi fazer uma série sobre estas aventuras. Voltando aqui para o continente europeu, vou começar por um dos nossos destinos prediletos, digo meu e do meu marido: a Ítalia... Meu esposo tem uma história de amor com este país e depois da minha visita acabei me envolvendo neste agora triângulo amoroso, heheheh. Bom pra mim este era um sonho antigo, e ao realiza-lo não fiquei nem de longe desapontada. Na verdade era tudo e muito mais do que eu esperava. Tenho fascínio por história, eras e tudo mais, e que melhor lugar para apreciar isso do que Roma. Fiquei estarrecida no Coliseu, impressionada com os vários monumentos pela cidade, as igrejas, praças, museos, e também toda a vida que envolve a cidade. É um verdadeiro frenesi.. Ficamos apenas três dias por lá, vi tudo o que gostaria ,mas pra quem aprecia cultura, não perderá tempo, ficando por mais dois ou três. Definitivamente há muito o que se ver por lá. Durante a jornada ainda passamos por Milão, que eu também adorei. A cidade tem um ar de sofisticação (mais os habitantes rsrsrs), e sem falar na Catedral que sem dúvida foi a mais bonita que ja vi na vida. E por último, mas não menos importante Sanremo, com seu charme, que me encantou, vai ficar na mémoria sempre. Visitamos também Livorno, mas confesso que a cidade não mexeu comigo, nem tudo poderia ser perfeito não é mesmo? Fica a dica: quem tiver oportunidade de conhecer a Ítalia não deixe de faze-lo, garanto a vocês que não haverá arrependimentos. Espero que tenham gostado.. Até mais..



Eu no Coliseu.
Eu no Coliseu.. Lindo!!!!

Esta é em Milão: Duomo de Milano

Basílica de São Pedro: Vaticano

Sanremo

sábado, 27 de abril de 2013

ACESSIBILIDADE NA SUIÇA


Olá pessoal.. Depois de alguns dias eis que estou de volta. Andei um pouco digamos descuidada com o blog, mas isso tem um motivo: a volta ao curso depois de uma das férias anuais que temos aqui na Suiça. Bom em um desses dias livres passei o dia com minha amiga em Zürich,e enquanto caminhavamos pela rua, reparamos em uma mesma coisa e consequentemente comentamos a respeito e  então estou aqui hoje escrevendo este post. Uma das coisas que mais me admira aqui sem dúvida é o respeito para com todos, e isso muito diferente em meu próprio país, está diretamente  ligado a acessibilidade para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. É realmente  sensacional!! Vou citar alguns exemplos, que para nós no dia a dia ficam imperceptíveis mas para quem os utiliza são digamos vitais. Vou começar pelos ônibus e trens, inclusive os que nos levam ao alto dos famosos alpes serem sem excessões adaptados para cadeirantes e com um aviso de voz em todas as paradas (nos casos dos ônibus e trens) para a autonomia dos deficientes visuais. E por falar neles, o sistema vibrátorio nas travessias, colocados em hastes onde basta eles colocarem a mão e assim que vibrar eles saberem que o sinal esta aberto para eles, e inclusive a rampa com o relevo diferenciado para se certificarem quando estão diante de uma. Há também as notas que possuem  simbolos em  relevo consistente para que possam identificar o valor delas (o Brasil tbm possui um sistema assim, mas eu li que este relevo se desgasta e perde a utilidade para qual foi destinada) e uma importante não só aos deficientes, como  as rampas de acesso que acredito facilitam muito a vida das mamães que como muito se vê aqui usam e abusam dos carrinhos para bebês. Ah e não posso deixar de citar que toda e qualquer construção aqui devem por lei permitir a acessibilidade e conforto de todos, sendo barradas as contruções que não estiverem dentro das normas, então nem preciso decreve-las nos estabelecimentos e orgãos públicos. Para mim particularmente esta é uma enorme expressão de respeito que este país possui com seus cidadãos dentre tantas outras que pretendo compartilhar com vocês em breve. Eu não consegui uma foto bacana do tal semáforo vibratório, mas espero que possa ter conseguido me expressar de modo que vocês entendam.. Fiquei devendo.. Até a próxima.



terça-feira, 16 de abril de 2013

DOMINGO NO PARQUE

Bom dia!!! Manhã maravilhosa e sol brilhando!!! Gente como o sol muda a gente. Só adquiri essa noção agora, pois passar tanto tempo sem presencia-lo é definitivamente uma tortura. Nunca fui fã de tomar sol, bronzear-me, mas confesso que não dispensava uma piscina e uma praia aos domingos depois de uma boa caminhada com minha amiga Jai (cara como nos curtiamos isso e agora estamos as duas aqui só nas recordações hehehe), mas hoje dou um valor ainda maior à estes momentos que tivemos no Brasil. Isso porque pra quem vem de um país tropical, nascida em Minas, moradora de Salvador durante um breve período, o inverno daqui acaba lascando com a gente. Mas como sempre digo "tudo é passageiro", me parece que o frio nos deixou de vez (pelo menos até outubro) para curtirmos nosso amigo sol, e aproveitar as maravilhas que a Suiça nos proporciona durante a primavera/verão. É muito engraçado, quando o dia se abre, todo mundo ja se anima, e resolve deixar o abrigo (nossas casas)em busca de um lugar ao sol, literalmente... Foi o que aconteceu esse fim de semana, e sem cogitar a idéia de perder a oportunidade, fomos fazer um dos programa mais tradicionais em um domingo de sol e calor. Reunimos uma galerinha, aliás fomos convidados por uma, seguimos com nossa bolsa térmica, a manta, muita salsichas e outras coisinhas mais, e nos sentamos para um churrasco, em um dos inúmeros parques e locais, devidamente preparados para esse tipo de atividade, contando com a churrasqueira, bancos, cestos de lixo e em certos lugares como foi o nosso caso, uma vista impressionante do lago de Zürich. Quando cheguei lá pensei: " O que mais eu quero da vida?". Apesar do glamour e programas de luxo que rondam a história por aqui, fiquei pensando o quão simples e divertido foi aquela tarde. Crianças brincando, nós todos conversando e aproveitando a beleza do lugar, o cachorro do nosso amigo sedento por algumas salsichas, uma breve caminhada pela floresta adjacente com o meu querido, muitas risadas e com direito a um show de aeromodelos (ouvi dizer que o rapaz que estava lá treinando é o campeão aqui da Suiça na atividade)e muitas cenas de amor e romantismo que não podem faltar né? Sem sombra de dúvida foi um dia mémoravel e ainda mais que meu marido voltou parecendo uma pimenta e fiz questão de tirar uma foto de recordação. Bom esse pessoal sabe com certeza aproveitar um dia convidativo como este e os outros que estão por vir. Aqui seguem algumas fotos do nosso passeio... Espero que se inspirem e aproveitem sempre que possível!
 

 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

CHEGOU, CHEGOU!!!!

Eh!!! Comecei o dia feliz!!! Finalmente consegui fazer meu novo passaporte (isso porque ontem fui perseverante e madruguei na tal fila do Consulado) e porque parece que mesmo um pouco atrasada a primavera chegou. Apesar de ontem termos chuva e um friozinho razoável, hoje o sol apareceu e até sai na varanda (sem blusa de frio) para aproveitar um pouco... Bjo pessoal... Hoje estou com um pouco de preguicinha e ansiosa, pois começarei o processo de organização das nossas férias..Ihupii!!!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

WELCHE SPRACHE SPRECHEN SIE?

 
Olá pessoal!!! Ja estava com saudade de escrever esses milhares de pensamentos que rondam essa minha cabecinha, mas devido à uma obra aqui em casa ficou completamente inviável estes dias, mas como tudo na vida passa, e nos casos de serviços de mão de obra aqui passam mais rápido ainda, ja voltei a minha rotina. Bom, vamos lá... Estava em dúvida ao que abordar essa semana aqui no blog, pois quero muito falar sobre a primavera e a imensa alegria que ela traz consigo, mas apesar de já estarmos nesta estação, parece que ela ainda não deu as caras por aqui, portanto só nos resta aguardar... Vou falar hoje sobre a questão do idioma, aliás idiomas que falamos aqui na Suiça, pois essa é uma pergunta que me fazem muito, principalmente amigos e familiares. A Suiça possui quatro línguas oficiais: o alemão, devido aos nossos vizinhos Alemanha, Liechtenstein e Austria; o italiano, o francês e o romanche, sendo este último uma minoria na questão de fala, já que apenas 0,5 por cento da população o utilize como lingua materna. Eu resido na parte que tem como oficial o alemão, o idioma mais falado até então na Suiça, mas o que não me da boas vantagens pois esta é a lingua oficial, mas a usada é o famoso e complicado suiço alemão...isso mesmo, apesar de ter como base o alemão, este dialeto é o falado por todos os habitantes aqui da parte alemã, e apesar de muita gente achar que não, vcs nem conseguem imaginar o quão diferente eles são. Claro que todos eles falam o chamado " Hochdeutsch", pois esse sim é o ensinado nas escolas, o que se utiliza em empresas, mas que muitos suiços não gostam muito de usar conosco que aprendemos no curso o oficial e não o dialeto que lhes são ensinados pelos pais desde a infancia. Portanto ai vai a questão, hehehe.. assim que terminar o meu curso de alemão vou correndo me matricular em um que me ensine o suiço-alemão, seria na verdade mais um grupo de aprendizado, pois pelo que me lembro meu marido disse que não tem regras na escrita para este dialeto, e que só eles o sabem faze-lo (metido ele não??? kkk), e espero também aprender por convivência, apesar da lingua oficialmente falada no território da minha casa seja o inglês (é uma vergona isso, mas é a verdade). A imagem acima é do meu primeiro livro do curso de alemão, eu particulamente o acho ótimo, super didático,de simples interpretação e que tem feito a diferença na minha vida. Mas nada seria possível sem a minha querida professora Frau Meli, uma alemã rígida e ao mesmo tempo tão doce, que para mim é a peça principal nesta minha nova aventura linguística, e quero deixar uma dica pra quem quer se aventurar tbm.. Se puder faça um curso de inglês antes,vcs não tem idéia a vantagem que isso nos dá visto que o alemão tem 30 por cento do vacabulário inglês. Valeu galera.. até mais!!!